Tendinite Calcárea

O que é a Tendinite Calcária?

A tendinite calcária é uma doença inflamatória que acomete o ombro, e que ocorre depósito de sais de cálcio, semelhante a uma pasta de dente, nos tendões dos músculos do Manguito Rotador (veja mais na sessão do Manguito Rotador), principalmente no músculo Supraespinhal.

 

Mas por que acontece esse acúmulo de cálcio no Tendão?

Ainda não se sabe a causa exata do porquê ocorre o depósito de cálcio no tendão do músculo supraespinhal, estudos sugerem alterações na bioquímica das células e a própria degeneração dos tendões do manguito rotador com tempo.

 

Quais são os sintomas da Tendinite Calcária?

A sintomatologia é basicamente a dor ao redor do ombro, podendo ser ela em graus variados, leve, moderada e grave, acompanhada de limitação dos movimentos. Nas fases iniciais da doença, quando o cálcio começa a acumular no tendão a dor pode nem existir, ou estar em um grau leve devido à pequena inflamação local, incomodando apenas quando movimenta o braço acima da cabeça.

 

Como saber se estou com Tendinite Calcária?

Ao surgir a dor no ombro, devemos procurar atendimento especializado, preferencialmente com um ortopedista. Após a conversa inicial sobre como e quando iniciaram os sintomas, o ortopedista segue para o exame físico realizando testes específicos e provocativos na doença. Após a suspeita inicial solicitamos exames de imagem para comprovar o diagnóstico. O exame inicial é a Radiografia do ombro, onde, dependendo do tamanho do acúmulo de cálcio, conseguimos ver qual tendão está afetado. Outros exames como Ultrassonografia e Ressonância Magnética também podem ser solicitados para suporte e para diagnósticos diferenciais, tais como lesão do manguito rotador, Artrite, Síndrome do Impacto.

 

O quer fazer após o diagnóstico de Tendinite Calcária?

Após todos os exames e confirmada a Tendinite Calcária, iniciamos o protocolo de tratamento. Na maioria dos casos o tratamento é conservador, com fisioterapia, uso de analgésicos e anti-inflamatórios, podendo às vezes realizar infiltração local com corticoides e anestésicos. O tratamento cirúrgico está indicado sempre na falha do tratamento conservador e também nos casos em que a dor do paciente é limitante, privando de suas atividades do dia a dia. Nestes casos o tratamento de escolha é a retirada dos depósitos de cálcio via videoartroscopia. Lembrando sempre que cada caso é avaliado individualmente sendo o tipo de tratamento selecionado em conjunto com o paciente

Facebook
Twitter
LinkedIn

Inscreva-se

Receba noticias em primeira mão, informe seu E-mail.

Faça seu agendamento

Aproveite e realize seu agendamento agora mesmo diretamente com o Dr. Diego Dorneles

Artigos Relacionados

Contato:

Av. Ângelo Moreira da Fonseca, 3680 – Sala 1 – Zona I, Umuarama – PR, CEP: 87501-060

Copyright © 2022 – Todos os direitos reservados para Dr Diego Dorneles