Lesão do Manguito Rotador

O que é o  Manguito Rotador

O manguito rotador é um conjunto de músculos, que se originam na escapula (omoplata) e se inserem, abraçam, todo o úmero proximal, são ao todo 4 músculos: Subescapular, Supraespinhal, Infraespinhal e Redondo Menor. Esses músculos são responsáveis por todos os movimentos realizados pelo nosso ombro e por consequência conseguimos realizar diversas tarefas normais do nosso dia a dia como alcançar objetos em lugares acima ou abaixo da cabeça, nos alimentar, coçar as costas, tomar banho, realizar nossa higiene. Não costumamos pensar nestes músculos isoladamente, apenas realizamos os movimentos, só nos damos conta da importância deles quando ficamos impedidos de realizar tais tarefas, somente assim costumamos procurar ajuda.

 

Mas o que é a Lesão do Manguito Rotador?

A lesão do manguito rotador é o nome que se dá quando algum destes 4 músculos está lesionado, machucado, ela pode ser parcial (quando afeta apenas uma parte do tendão) ou completa (quando acomete toda a extensão do tendão). Esta lesão pode ocorrer de duas maneiras: traumática e degenerativa. A lesão traumática ocorre basicamente devido a algum trauma que envolva a região do ombro ou algum movimento excessivo anormal que force demais esta articulação. A lesão degenerativa vai acontecendo lentamente com tempo e o excesso de uso da articulação, tudo isso vai desgastando o tendão no local de sua inserção no úmero.

 

Quais são os sintomas desta doença?

A lesão do manguito rotador leva a um quadro de dor ao redor do ombro, a dor pode ser em um ponto específico na ponta do ombro ou na região anterior ou uma dor referida mal definida ao redor do mesmo. Esta dor pode ir até o cotovelo, tórax, escapula e base do pescoço. Uma das grandes características da dor da lesão do manguito rotador é ela piorar durante a noite, após o repouso. A dor pode estar associada a perda da força muscular ou rigidez do ombro e do braço.

 

O que preciso fazer para saber se estou com Lesão do Manguito Rotador?

O primeiro passo é procurar atendimento especializado, ser avaliado com uma história clínica direcionada e eficiente associada à um exame físico específico, posteriormente são solicitados exames complementares para comprovar e dimensionar o tamanho da lesão, exames como radiografias, ultrassonografia e ressonância magnética

 

Agora que sei que estou com Lesão do Manguito Rotador, o que fazer?

Após a realização do diagnóstico, damos inicio ao protocolo de tratamento, cada tratamento é direcionado após avaliação individualizada de cada caso. Dentro da gama de abordagem dividimos em o tratamento em conservador e cirúrgico. Durante o tratamento conservador podemos realizar fisioterapia, usar medicações injetáveis ou via oral analgésicas e/ou anti-inflamatórias, infiltração articular e bloqueios de dor. O tratamento cirúrgico é direcionado após a falha no tratamento conservador e individualizado caso a caso, a cirurgia pode ser “aberta” ou por “vídeo”, após a realização do procedimento cirúrgico o paciente passa por um rígido protocolo de reabilitação para reestabelecer o movimento do ombro sem dor.

Mecanismo de lesão do Manguito Rotador

Tratamento cirurgico da lesão do Manguito Rotador

Facebook
Twitter
LinkedIn

Inscreva-se

Receba noticias em primeira mão, informe seu E-mail.

Faça seu agendamento

Aproveite e realize seu agendamento agora mesmo diretamente com o Dr. Diego Dorneles

Artigos Relacionados

Contato:

Av. Ângelo Moreira da Fonseca, 3680 – Sala 1 – Zona I, Umuarama – PR, CEP: 87501-060

Copyright © 2022 – Todos os direitos reservados para Dr Diego Dorneles